O
Instituto Estrada Real (IER) é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes, sobretudo em Minas Gerais. Coisa linda. <3
 |
| Marco Inicial do projeto Estrada Real - trecho São João Del Rey - Tiradentes. |
Graças a esse projeto pudemos conhecer um bom pedaço da ER, passando sempre que possível pelo percurso original, seguindo os roteiros planilhados.
Roteiros Planilhados
Todo percurso dos quatro caminhos está marcado por totens de concreto que auxiliam o viajante. Eles estão presentes sempre que há pontos de bifurcação ou em locais que geram dúvidas sobre o caminho a ser seguido.
 |
| Totem da Estrada Real no trecho São Sebastião da Vitória-São João Del Rey. |
Nos totens você encontra o traçado da ER e uma seta com a indicação "Você está aqui". Abaixo fica instalada uma placa metálica triangular com informações históricas sobre o lugar, coordenadas geográficas exatas e indicações das cidades mais próximas. A maior parte dos marcos também está numerada, o que facilita a localização para quem segue as planilhas, também fornecidas pelo IER.
No site do IER você pode baixar as planilhas que possibilitam a navegação pelos quatro caminhos. Essas planinhas são outra coisa linda demais. Nelas você encontra a distância parcial, distância acumulada, setas que indicam a direção que você deve seguir e a posição do marco, informações sobre as condições do trecho, número do totem.
Cada caminho está dividido em vários trechos e cada trecho possui a sua própria planilha.
 |
| Planilha do trecho Carrancas-Capela do Saco, Caminho Velho. |
|
|
|
A manutenção dos marcos é responsabilidade das prefeituras e por isso nem sempre foi possível encontrar todos eles no local onde deveriam estar. As planilhas também contém alguns pequenos erros ou algumas informações imprecisas, principalmente na saída das cidades, onde em geral não há totem. Em vários pontos, chegamso a uma bifurcação em que a planilha dizia "Seguir em frente". Além disso, como a maior parte do percurso é feita em estrada de terra ou trilha, muita coisa pode ter mudado desde o dia em que a planilha foi escrita. É preciso ficar atento. No geral, é bem fácil seguir as planilhas, mas é altamente recomendável fazer todo o percurso durante o dia.
Nós fizemos a maior parte dos trechos de carro 4x4. Tem gente que faz a pé ou de bicicleta, mas isso é só para os fortes de verdade.
Percorrer os trechos da ER seguindo as planilhas é MUITO legal. No site do IER você também pode baixar o GPS de cada trecho, mas nós só utilizamos as planilhas, utilizando o Google Maps só quando não tinha outro jeito. Você também pode baixar um guia de cada caminho que detalha os trechos e os atrativos turísticos e opções de hospedagem de cada cidade.
"O roteiro turístico da Estrada Real nasceu após muita pesquisa e exaustivos trabalhos de campo. A estruturação de um projeto desta envergadura exigiu vultuosos investimentos e extrema dedicação dos mais capacitados profissionais , de diferentes áreas de atuação."
Estrada Real em Revista
Somos muito gratos ao trabalho de todos esses profissionais que nos proporcionaram experiências fantáticas pelos caminhos da Estrada Real.